Cursos técnicos e Normal nas Escolas Estaduais abrirão inscrições para matrículas, a partir de sexta

Abre nesta sexta-feira (1º) e vai até o dia 11 o período de inscrições para matrículas nos cursos Técnico em Administração (30 vagas, noturno), da Escola Estadual Borges de Medeiros, Técnico em Contabilidade (70 vagas, noturno), do Colégio Estadual Diva Costa Fachin, e Técnico em Agropecuária (35 vagas, turno da tarde), da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição. No mesmo período, serão recebidas inscrições para o aproveitamento de estudos no Curso Normal (40 vagas, diurno).
No caso dos cursos técnicos, as vagas destinam-se ao ingresso na modalidade concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, ou seja, é preciso que o candidato esteja cursando o segundo ou o terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenha concluído o nível médio. No caso do Curso Normal, o candidato deverá ter o Ensino Médio concluído.
A inscrição é gratuita e deverá ser feita pela internet, no site da Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.rs.gov.br (aba serviços e informações/matrícula na escola pública). Quem não tiver conexão à internet poderá se dirigir à escola pretendida para acessar o formulário a página de inscrições, dentro do prazo. Os editais trazem todas as orientações e também podem ser conferidos nas escolas que oferecem os cursos e no site.
Se houver maior número de candidatos do que vagas oferecidas, haverá prova de seleção para os cursos técnicos, no dia 28 de junho. Nos editais constam os conteúdos e bibliografias. Para o Curso Normal, havendo mais de 40 inscritos, haverá sorteio para classificação, também no dia 28. Para formação de turma em qualquer dos cursos, será necessário haver um mínimo de 20 inscritos.
ATENÇÃO, CANDIDATO
Antes da inscrição o candidato deverá ter lido o edital do curso de sua preferência para ter a certeza que preenche os requisitos necessários para ingressar no curso e ficar ciente de todas as informações referentes ao processo seletivo. Os editais estão disponíveis nas escolas que oferecem os cursos e no site  www.educacao.rs.gov.br , na aba serviços e informações/matrícula na escola pública.
SERVIÇO
INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS E NORMAL
Período
De 1º a 11 de junho
Onde fazer a inscrição
Pela internet: www.educacao.rs.gov.br. Acessar a aba serviços e informações/matrícula na escola pública.
As escolas que oferecem os cursos disponibilizarão acesso a computador conectado na internet para quem não tiver acesso
Cursos e vagas oferecidas
Técnico em Administração, na Escola Estadual Borges de Medeiros – 30 vagas (noturno)
Técnico em Contabilidade, no  Colégio Estadual Diva Costa Fachin – 70 vagas (noturno)
Técnico em Agropecuária, na Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição – 35 vagas (turno da tarde)
Aproveitamento de estudos no Curso Normal, no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura – 40 vagas (diurno) –
Quem pode se inscrever
Cursos técnicos – interessados que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído o Ensino Médio
Aproveitamento de estudos do Curso Normal – interessados que já tenham concluído o Ensino Médio
Editais
Podem ser conferidos na escola que oferece o curso pretendido ou  no site  www.educacao.rs.gov.br (aba serviços e informações/matrícula na escola pública).
Seleção
Cursos Técnicos:
Havendo maior número de candidatos do que vagas, haverá prova, no dia 28 de junho, uma quinta-feira. Os conteúdos e bibliografia estão nos editais.
Na Escola Conceição, a prova será realizada no horário das 8h15min às 12h15min.
Na Escola Borges, a prova começará às 19h30min, com duas horas de duração. Os candidatos devem chegar 30 minutos antes do início da seleção.
No Colégio Diva, a prova começa às 19h30min e terá duas horas e 15 minutos de duração, com identificação dos candidatos a partir das 19h.
Curso Normal:
Havendo mais candidatos do que o número de vagas, ocorrerá sorteio, em 28 de junho, às 9h, no auditório da escola. Os candidatos não sorteados para a turma ficarão como suplentes, classificados também por ordem de sorteio.
Matrículas dos classificados
De 20 a 27 de julho, na secretaria de cada uma das escolas.
Converse com a Fandango