Cachoeira terá fóruns temáticos da Faders

Cachoeira do Sul receberá dois fóruns temáticos da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). A definição aconteceu na última semana após encontro entre a entidade e asSecretarias de Saúde e de Educação de Cachoeira do Sul.

Segundo a coordenadora de capacitações da Faders, Eva Loreni de Castilhos, o objetivo é fazer, num único dia pela manhã, um fórum sobre acessibilidade, incluindo uma oficina de Passe Livre para os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e médicos da Atenção Básica, e à tarde, sobre autismo. A previsão é que as atividades aconteçam no dia 12 de julho.

O evento é promovido pela Faders com apoio das Secretarias Municipais da Educação, Saúde e Trabalho e Ação Social, caracterizando a integralidade e intersetorialidade das ações no que se referem aos temas. O presidente da Faders, Roque Bakof, destaca que Cachoeira do Sul vive um momento importante na organização dos movimentos que visam a acessibilidade e a inclusão.

“As associações estão se estruturando, incluindo a associação do autismo e a dos deficientes visuais. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência está se mobilizando e a Faders quer incentivar e subsidiar os órgãos públicos e a comunidade para que as ações pró acessibilidade e inclusão sejam assumidas e praticadas de forma concreta na vida das pessoas”, disse Bakof.