Consórcio Vale do Jacuí analisa projeto de triagem mecanizada do lixo em Cachoeira

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí realizou reunião, nesta quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores sobre o projeto piloto de triagem mecanizada de resíduos sólidos urbanos, conhecido pelo grupo no município de Colorado (Paraná), na última semana. Além dos membros do Consórcio, participaram da viagem os vereadores Paulão Trevisan (PDT), Noeli Castelo (PSB), do secretário do Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn, e de representes de outros municípios consorciados.

O responsável pela apresentação do projeto foi o engenheiro mecânico da empresa Becotec, criadora do equipamento que a Sinertec opera em Colorado, Ivan Carlos Weschenfelder. Através de imagens e vídeos, o engenheiro explicou como o maquinário opera para separação dos lixos orgânico e seco e aproveitamento dos resíduos. Segundo o representante da empresa, o investimento inicial para Cachoeira aderir ao projeto seria próximo a R$ 5 milhões.

Presenças

Participaram do encontro os vereadores Paulão Trevisan (PDT), Azevedo da Susepe (PPS), Jeremias Madeira (PDT), Itamar Luz (PSDB), Castelo (PSB) e Felipe Franja (MDB). Da Prefeitura estiveram presentes os secretários de Governo, Luciano Lara, de Administração, Marco Aurélio Silveira, do Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn, do Trabalho e Ação Social, Newton Fortes, e o Procurador Jurídico, Leonel Slomp. Também participaram da reunião representantes da Coocari e do  Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí.