Rio Grande do Sul lança programa contra as drogas

O governo do Rio Grande do Sul vai lançar nesta quinta-feira,19, em solenidade no Palácio Piratini, às 11 horas, o Programa RS Sem Drogas. O programa consiste na promoção das ações planejadas pelo Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas (Deppad), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), relacionadas com as políticas do setor.

Haverá ações como o lançamento da página www.semdrogas.rs.gov.br importante instrumento para conectar o cidadão aos serviços sobre drogas. Contempla a rede de atendimento relacionada aos serviços de drogas ( Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), hospitais, comunidades terapêuticas e Unidade Básica de Saúde (UBS).

O programa prevê, ainda, a divulgação do guia de encaminhamentos de políticas sobre drogas, direcionado para os servidores públicos, e do guia de encaminhamentos para as situações de violência no contexto escolar, direcionado à comunidade escolar.

Outra finalidade do RS Sem Drogas é difundir a lei que torna obrigatória a exibição de informes publicitários nas salas de cinema do estado, esclarecendo as consequências do uso de drogas, e a lei que estabelece mensagens educativas sobre o uso indevido de drogas em shows culturais e esportivos voltados para o público infanto-juvenil e nos respectivos ingressos. As duas leis aguardam regulamentação.