Quinta é o “Dia D” nas escolas estaduais da região para estudo da Base Curricular

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação está mobilizando as escolas estaduais de toda a região para o “Dia D”, esta quinta-feira (15), que será destinada ao estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação e Ensino Fundamental. Em toda a rede estadual do Rio Grande do Sul, essa atividade ocorrerá na mesma data.
A BNCC para a Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologada em 20 de dezembro de 2017, define o que todos os alunos têm o direito de aprender e será referência para a reelaboração dos currículos em todas as redes escolares do país. “O ‘Dia D’ será destinado à reflexão sobre os documentos e a estrutura da BNCC, que servirá de base para a implementação da base nacional no Rio Grande do Sul e para a construção do Referencial Curricular Gaúcho do nosso estado”, explicou a Coordenadora Regional de Educação, professora Julieta Pereira Prestes.
Conforme a Coordenadora, as escolas já receberam as orientações pedagógicas para a organização do “Dia D” e materiais de apoio. As escolas contabilizarão o Dia D como um dia da jornada pedagógica prevista para julho para realizar a discussão da BNCC. Julieta informa que a expectativa é envolver a totalidade dos professores das escolas nesse estudo.
DIA D
Entenda melhor o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
É o documento que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica – de forma progressiva e por áreas de conhecimento. A BNCC, entretanto, não define quais métodos e técnicas os docentes deverão aplicar. Os professores continuam com autonomia para decidir sobre como ensinar.
É uma referência nacional e obrigatória para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e das propostas pedagógicas das escolas.