Governo autoriza construção de 979 microaçudes em propriedades rurais do Estado, inclusive em Cachoeira

O governador José Ivo Sartori assinou nesta segunda-feira (29) ordem de serviço para a construção de 979 micro-açudes em 99 municípios do Estado. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A Emater é responsável pela operacionalização técnica. As empresas responsáveis pelas obras já foram contratadas e o investimento total é de R$ 5,5 milhões, provenientes do Fundo de Recursos Hídricos do ano de 2017.

Os primeiros municípios contemplados são da área central do Estado, beneficiando em torno de dez propriedades de cada uma dos 26 cidades da região. Candelária será o primeiro, seguido de Novo Cabrais, Cerro Branco, Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul, Restinga Sêca, São Sepé e Vila Nova do Sul.

Os açudes serão utilizados para irrigação, fruticultura, pastagens ou criação de peixe. O tamanho varia de acordo com relevo, topografia e condição do solo de cada região.  A seleção dos municípios se baseou na análise do desenvolvimento de cada região, do IDH e da aptidão agrícola.

Outro projeto assinado pelo governador nesta segunda-feira (29) prevê obras para a construção e melhoria dos sistemas de água e esgoto em zonas rurais.