Irga realizará Dia de Campo em Cachoeira na próxima semana

Os tradicionais Dias de Campo nas regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul realizados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com Associações dos Arrozeiros e Sindicatos Rurais estão previstos para ocorrer no primeiro trimestre deste ano.

O Dia de Campo na Região Central acontecerá dia 25 de janeiro (quinta-feira) na Estação Regional de Pesquisa do Irga, na Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul. O evento é em parceria com o Sindicato Rural de Cachoeira do Sul e será aberto ao público (produtores de arroz, pecuaristas, sojicultores, estudantes, técnicos), as inscrições (gratuitas) serão realizadas no local, das 7 às 10 horas. Os organizadores solicitam de forma voluntária que cada participante leve um quilo de alimento não-perecível, os mantimentos arrecadados serão destinados para uma instituição (ainda não definida) do município.

O tema desta edição é “Produtividade e Renda nos Sistemas Integrados de Produção”, a expectativa de público é em torno de 800 pessoas. Pela manhã, o roteiro inclui quatro estações técnicas que abordaram os principais pontos para se obter manejo satisfatório para a lavoura, o período ideal para a semeadura das cultivares objetivando menores custos entre o preparo e o plantio do grão. São elas: Manejo entressafra e Preparo antecipado; Manejo de plantas daninhas; Projeto 10+ e Soja 6.000.

Haverá almoço, o cardápio será carreteiro do Irga e feijão, e sobremesa arroz de leite, ambos preparados pela equipe gastronômica da autarquia. Durante a tarde as oficinas técnicas terão uma abordagem mais prática possibilitando os produtores aplicarem os conhecimentos vistos nas estações técnicas, visualizando o desenvolvimento das raízes, por exemplo. Serão cinco oficinas: Manejo de soja para terras baixas; Sistema de semeadura direta em arroz; Equipe Simularroz; Manejo de adubação e Culinária a base de arroz (Provarroz).

Para o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan, responsável pela Coordenadoria Regional da Depressão Central do Irga, o evento é de suma importância, pois, oportuniza aos produtores conhecer novas tecnologias e manejos adequados para aplicarem nas lavouras, assim aumentando a produtividade e rentabilidade.

Confira a programação aqui.