Coronel Sandro Valença, do 13º GAC, vai comandar a Guarnição Federal de Cachoeira

O comandante do 13º Grupo de Artilharia de Campanha GAC) – “Grupo General Polidoro” – a partir desta quinta-feira (11) será o novo comandante da Guarnição Federal de Cachoeira do Sul.

O coronel Sandro Valença antes de ser nomeado comandante do GAC, estava no Setor de Inteligência do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro. Foi promovido ao posto de coronel em agosto de 2017. Tem 47 anos e é natural de Caruaru, no Pernambuco.

Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1989 na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), sediada em Resende, no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 4 de dezembro de 1993, sendo classificado no 26º GAC, sediado em Guarapuava (PR).

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2001 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2012 e 2013. Foi instrutor na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro RJ) e na Academia da Força Aérea. Tem especialização em Guerra Eletrônica de Não-Comunicações na Marinha do Brasil, Guerra Eletrônica no Centro Integrado de Guerra Eletrônica, Artilharia de Costa e Antiaérea, Avançado de Inteligência no Centro de Inteligência do Exército e tem curso na Escola Superior de Guerra.

 Foi condecorado com a Medalha da Vitória, a Medalha Militar de Prata, a Medalha do Pacificador, a Medalha Jubileu de Ouro da Vitória na II Guerra Mundial, a Medalha Sangue de Heróis, a Medalha Marechal Zenóbio da Costa, a Medalha Missão de Paz Batalhão Suez, e a Medalha Garra e Coragem.

Como Oficial de Estado-Maior da Ativa desempenhou as funções de Oficial de Inteligência do Grupamento de Unidades Escola/9ª Bda InMtz, Oficial de Inteligência da Força de Contigência na Copa do Mundo Fifa 2014 e Oficial de Inteligência do Coordenador Geral de Defesa de Área da Olimpíada e Paralimpíada no Rio de Janeiro-RJ, 2016.