Censo Agropecuário já visitou 1922 estabelecimentos no interior de Cachoeira

O Censo Agropecuário entrou na segunda metade do período de coleta. Nos primeiros 75 dias foram recenseados 213 mil estabelecimentos agropecuários no Rio Grande do Sul, número que significa 48% do número de estabelecimentos recenseados no Censo de 2006.

Em Cachoeira do Sul, até o dia 17 de dezembro, foram recenseados 1922 estabelecimentos. O número representa 57,5%do total estimado, conforme os dados do Acompanhamento da Coleta, divulgados pelo hotsite do Censo Agro. A partir desta semana, este acompanhamento por município está disponível em censos.ibge.gov.br/agro/2017, na aba Acompanhamento da Coleta. O dado é atualizado uma vez ao dia.

Mantendo a produtividade média da equipe de recenseadores nas últimas quatro semanas, de aproximadamente 2,8 mil questionários por dia, a estimativa é que até o final de 2017 serão coletados mais 45 mil questionários, o que implicaria em 258 mil questionários coletados em 2017, ou 61,3% dos estabelecimentos ao final do terceiro dos cinco meses de coleta. O trabalho de campo do Censo iniciou em 1º de outubro de 2017 e vai até 28 de fevereiro de 2018.


No último Censo Agropecuário, realizado em 20096, foram recenseados aproximadamente 442 mil estabelecimentos agropecuários no Rio Grande do Sul. Porém, o Coordenador Operacional do Censo Agropecuário no Estado, Luís Eduardo Puchalski, chama atenção de que é necessário “considerar que se estima uma redução do quantitativo de estabelecimentos em relação ao censo anterior, entre outros motivos, devido a uma alteração metodológica no critério utilizado para o somatório de parcelas isoladas de um mesmo produtor.”

 

Segurança

Todas as informações prestadas aos recenseadores têm o sigilo garantido por lei e os dados são utilizados exclusivamente para fins estatísticos. Os recenseadores estarão identificados com crachá, colete e boné do IBGE, e também portam um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para o registro eletrônico dos dados. Em caso de dúvidas sobre a identidade dos recenseadores, os informantes poderão consultar o site www.respondendo.ibge.gov.br e o 0800-721-8181.