Chuva de meteoros poderá ser visto no RS na madrugada de quinta-feira

Uma chuva de meteoros vem acontecendo, desde o dia 11, no céu do Hemisfério Sul. A Geminidas, que se estende até o dia 16, tem seu ápice na madrugada de quarta para quinta-feira (14), mais precisamente entre 1h e 2h. O evento poderá ser visto em todo o país, mas a Região Sul deve esperar taxas mais modestas do fenômeno  , de 22 a 30 meteoros por hora.

— Nesta época do ano, a região da constelação de Gêmeos, que é o ponto no céu onde a chuva de meteoros parece se originar, e a constelação de Órion, para onde os meteoros parecem se dirigir, não atingem alturas elevadas no céu. Isso dificulta a observação da chuva de meteoros — explica ela. — O melhor horário para observá-la será entre 3h e 4h da madrugada, quando as constelações de Gêmeos e Órion estarão a aproximadamente 30º de altura no céu, na direção do horizonte norte.

Como observar os meteoros?

Não precisa de muito para visualizar o fenômeno: ele poderá ser visto a olho nu. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das cidades e com o horizonte livre, sem edifícios, árvores e morros. É preciso esperar por alguns minutos até que os olhos adaptem a vista ao local.

fonte Radio Gaúcha