Aposentadoria integral poderá ser requerida com 40 anos de contribuição

Uma das mudanças propostas pela reforma da Previdência é o tempo de contribuição para que o trabalhador possa requerer a aposentadoria integral. Você sabe o que isso significa? A economista chefe da ARX Investimentos Solange Srour explica como funciona e qual a idade mínima proposta para se receber a integralidade da média dos seus salários durante o seu período de contribuição.

“Aposentadoria integral é você receber 100% da média dos seus salários ao longo da vida. Só quem contribuir 40 anos vai receber aposentadoria integral. quem não contribuir vai ter uma percentagem de valor. Agora, cabe dizer que hoje a maioria que se aposenta não recebe aposentadoria integral. Porque as pessoas se aposentam hoje no setor privado usando o fator previdenciário ou a regra 8595 que foi implementada no governo da Dilma e por essas regras a maioria não se aposenta com integralidade Então quer dizer que vai perder a integralidade quase ninguém hoje no Brasil se aposenta com integralidade no setor privado então abre-se a possibilidade de você se aposentar com integralidade mas tem que contribuir 40 anos”

O tempo de contribuição para receber a aposentadoria integral hoje no Brasil é de 35 anos, o que, como explicou a economista Solange Srour, faz com que apenas uma pequena parcela de trabalhadores optem por requerê-la. O governo federal se articula para, nas próximas semanas, votar a reforma da Previdência no plenário da Câmara. Os deputados entram em recesso em 23 de dezembro.

 

fonte Agência Rádio