Fim de Semana com Calor e Pancadas de Chuva no Estado

O fim de semana no Rio Grande do Sul deve ser marcado por sol no sábado, chuva forte no domingo e temperatura alta nos dois dias.

No sábado, o sol predomina e a temperatura sobe, o que garante as atividades ao ar livre. No Litoral Norte, a umidade do mar provoca vento moderado e chuva isolada, de baixo acumulado, intercalada a períodos de melhoria. Na Fronteira Oeste, também pode chover fraco à noite.

 No Estado, São José dos Ausentes registra a manhã mais fria, com 11ºC, enquanto Campo Bom deve ter a tarde mais quente, com 34ºC.

No domingo, áreas de baixa pressão atmosférica provocam instabilidade e ocasionam chuva forte, com risco para temporal, mas de pouca duração, em todas as regiões. As precipitações  começam pela manhã na fronteira com a Argentina e tomam conta do Estado ao longo do dia.

– Não é uma frente fria. Essa chuva se forma devido à combinação do calor e de uma massa de ar tropical que vem do quadrante Norte, sem mudança de direção do vento. Por isso, a temperatura não cai, explica a meteorologista da Somar Patrícia Vieira.