Dia de Campo Estadual do Irga ocorrerá dia 22

No dia 22 de janeiro de 2020, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza mais um Dia de Campo Estadual. O evento será na Estação Experimental do Arroz (EEA) da autarquia, na Avenida Bonifácio Carvalho Bernardes, 1494, em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul e terá início às 7 horas, com entrada franca.

A finalidade do Dia de Campo é demonstrar ao produtor os resultados de pesquisas desenvolvidas, mostrando cultivares, práticas de manejo, ferramentas de controle de plantas daninhas e doenças para melhorar o desempenho da lavoura, beneficiando o produtor.

Alusivo ao aniversário de 80 anos do Instituto, no dia 20 de junho deste ano, o Dia de Campo terá como tema “80 anos do Irga na orizicultura gaúcha”. Por isso, foi desenvolvido uma área com cultivares de destaque ao longo dos anos, como: EEA 404, EEA 406, Bluebelle, BR IRGA 409, IRGA 417, IRGA 422CL, IRGA 424, IRGA 424RI e IRGA 431CL, denominada de túnel do tempo, onde cada cultivar foi semeada com o manejo correspondente a época em que foi utilizada.
A gerente da EEA do Irga, Flávia Tomita, comenta que: “A perspectiva é iniciar muito bem o ano do octogésimo aniversário do Irga, mostrando aos produtores e público geral os resultados da pesquisa, favorecendo os orizicultores e a lavoura arrozeira.”

Além disso, quatro estações técnicas foram preparadas pelo Instituto:
Na estação 1, denominada de “Genética Irga”, será abordado temas como, materiais promissores, nova cultivar, resistência à brusone na genética Irga e manejo de brusone. Na safra 2018/19, 52,8% da área do Estado foram semeadas com genética Irga.
“IRGA 431 CL” será o tema da estação 2, com enfoque no manejo da cultivar para expressão da máxima produtividade e da excelência em qualidade de grãos. Na safra 2019/20 foi disponibilizada semente certificada para semear mais de 100 mil ha com a cultivar.
Na 3° estação, “Soja em terras baixas”, serão apresentadas cultivares adaptadas e níveis de manejo da soja visando a sustentabilidade e a expansão da cultura em terras baixas. Na safra 2018/19 foram semeados 312.105 ha de soja em terras baixas.
A última estação, “Manejo de plantas daninhas”, descreve o manejo da irrigação e os benefícios da antecipação e prejuízo em função do atraso da entrada de água no controle de plantas daninhas.

O roteiro contará com três oficinas técnicas, a primeira abordará o tema: identificação de brusone, a segunda, manejo integrado de pragas em arroz e soja, e por último, a terceira oficina será sobre semente certificada. No evento, será oferecido gratuitamente café da manhã e o tradicional carreteiro do Irga.