Leitura dos hidrômetros será digital em Novo Cabrais

A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais está empenhada em melhorar o sistema de abastecimento de água no município. Tanto que através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, o Executivo anunciou a aquisição de um sistema e equipamentos que informatizarão o trabalho de leitura e emissão das contas de água no município. A ideia é que em breve a leitura dos hidrômetros possa ser totalmente digital e impressa na mesma hora.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agnelo Machado, esse investimento visa possibilitar dar ainda mais transparência e comodidade. “Com este modelo o contribuinte irá receber a conta em sua casa no ato leitura e, assim, monitorar e fiscalizar o trabalho prestado pelos leituristas”, destaca o secretário. Além disso, em um segundo momento o sistema vai permitir que o pagamento seja feito na rede bancária. Atualmente é possível pagar somente na tesouraria da prefeitura.

Este novo sistema que será instalado contará com informações cadastrais de todos os contribuintes e irá trazer mais agilidade ao processo. Com isso, o cidadão poderá acompanhar o seu consumo dos últimos meses, a média mensal, o valor do metro cúbico e o excesso consumido, caso isso aconteça. Desta maneira será possível planejar seu orçamento de forma antecipada, além de ser avisado de possíveis vazamentos nas redes internas das residências, o que resultará em economia.

O prefeito André de Lacerda comemora mais este avanço e acredita que a tecnologia facilitará o trabalho e também oferecerá mais agilidade no serviço com ainda mais transparência. “Uma das principais metas da nossa administração era melhorar o abastecimento de água no município. Acredito que já conseguimos muitos avanços com a implantação de novas redes no interior e também ao modernizar este serviço que é essencial para o cidadão”, ressalta Lacerda.

COMO VAI FUNCIONAR

Ainda neste mês será iniciada a colocação de etiquetas de identificação nos hidrômetros, trabalho que demanda um pouco mais de tempo. Tão logo concluída esta fase, iniciará o treinamento e as emissões das contas neste novo modelo. A secretaria solicita que os contribuintes já providenciem uma caixinha de correio ou ate mesmo um cano de PVC para que a leitura impressa seja depositada nas residências.

 

 

Nas próximas semanas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciará um cronograma de investimentos nas localidades. O objetivo é melhorar significativamente a qualidade e a estrutura do fornecimento de água. “Tais investimentos só estão sendo possíveis por que o setor da agua é uma das prioridades da atual administração e pelo resultado positivo que a prefeitura está tendo com a campanha de regularização dos débitos relacionados à água no nosso município”, finaliza Agnelo. Os contribuintes que se encontram com débitos vencidos, serão notificados na própria fatura.