Parceria para levar saúde popular comunitária à comunidade escolar de Novo Cabrais

Uma parceria entre diferentes instituições e a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) beneficiará a comunidade escolar de Novo Cabrais com o Projeto Saúde Popular Comunitária. Na  sexta-feira (14), a Coordenadora Regional de Educação, professora Julieta Prestes, e o assessor jurídico da Coordenadoria, Manoel Ghiringhelli Felix, receberam a comissão responsável pela apresentação da proposta.
Participaram do encontro, no gabinete da 24ª CRE, o prefeito de Novo Cabrais, André de Lacerda, o representante da comunidade, Edgar Trindade, a Secretária Municipal de Saúde, Angela Dumke, o Secretário Municipal de Educação, Valério Garcia, o terapeuta homeopata Marcos André Zerbelli, o frei Luiz Gutierres e o diretor da Escola Estadual Pedro Lovato, Dilmar Jacinto Elesbão.
Conforme a Coordenadora Julieta, o primeiro passo necessário para possibilitar a parceria será o cadastro no Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor, destinado justamente a formalizar a união de esforços entre sociedade e escola. No Projeto Saúde Popular Comunitária, a Escola Estadual Pedro Lovato sediará ações como um curso de saúde popular comunitária. Com o desenvolvimento da proposta, a ideia é ampliar as atividades, com a futura instalação de um Centro de Referência em Saúde Popular Comunitária.
Conforme o projeto, a saúde popular comunitária é um sistema terapêutico onde não se utilizam drogas alopáticas, mas sim, os meios naturais, como a água, a terra, as ervas, os alimentos, a luz e o ar. “Acreditamos que esse projeto, com foco nas práticas ancestrais e naturais, aliadas à ciência, poderá trazer benefícios para a saúde da comunidade escolar”, analisou a Coordenadora da 24ª CRE.