Policiais Civis Gaúchos aposentados podem voltar ao trabalho

Foram abertas nesta quarta-feira (15) as inscrições para o Programa de Policiais Civis aposentados que prevê prestação de tarefas por tempo indeterminado. As inscrições seguem até 14 de setembro e podem ser feitas no site da Polícia Civil. O objetivo é preencher as 53 vagas que sobraram no edital anterior.

Os cargos são para o setor administrativo, como atendimento ao público, registro de ocorrência e plantão. A carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 2,4 mil – há possibilidade de acréscimo caso o policial faça atividades de videomonitoramento ou atividades de apoio às operações especializadas.

Para concorrer, o policial aposentado não poderá estar sendo submetido a processo de reversão de aposentadoria, não pode ter sofrido suspensão ou multa nos últimos 10 anos na ativa e não pode estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinar cuja transgressão seja passível da aplicação da pena de cassação da aposentadoria. Os aprovados serão classificados conforme dois critérios: menor tempo na inatividade e menor idade.

Como não houve preenchimento total das vagas inicialmente, foi solicitada ao governo do Estado uma exceção, em razão do período eleitoral, para que esses servidores possam ser aproveitados ainda neste ano. Caso não seja aprovada pelo governo, os aposentados serão reaproveitados após o período eleitoral e já estarão com o cadastro pronto.