DNIT diz que obra de recuperação de vão da Ponte do Fandango avançam

Com a conclusão da escavação das estacas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança nos serviços de recuperação do vão da ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul. Os serviços estão dentro do ritmo esperado e a expectativa da autarquia é finalizar o escoramento da travessia até o final deste mês. A estrutura apresentou problemas no final de outubro, precisando ser interditada totalmente e depois liberada parcialmente para pedestres e veículos leves.

Neste primeiro momento estão sendo construídos quatro pilares para o escoramento do vão que apresentou fissura. A equipe do DNIT já concluiu a escavação das estacas e atualmente trabalha na armação dos blocos de fundação, que vão sustentar os pilares que darão apoio às vigas existentes da ponte. Todo o serviço está sendo executado in loco com concreto. Com a conclusão deste trabalho, será possível liberar o tráfego para veículos leves em ambos os sentidos da travessia.

A liberação da travessia para a passagem de veículos pesados (caminhões e ônibus) só será possível após a recuperação total da estrutura. Técnicos do DNIT, em Brasília, estão estudando a melhor alternativa. Por enquanto, os condutores de ônibus e caminhões devem utilizar as rotas alternativas.