Secretário Orion esclareceu contratação emergencial do transporte coletivo em sessão especial na Câmara

O secretário extraordinário de Transporte e Mobilidade, Orion Ponsi, participou, na tarde da terça-feira (4), de uma sessão especial na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre a contratação emergencial da empresa Expresso Presidente Getúlio Vargas, responsável pela operação do Sistema Público de Transporte Coletivo Urbano de Cachoeira do Sul.
Durante a sabatina, o secretário explicou que o contrato emergencial, assinado em 24 de julho, terá vigência de até 12 meses ou até a conclusão do processo licitatório para a contratação definitiva do serviço.
Questionado sobre a realização da licitação, Orion destacou que a prioridade da Administração Municipal é garantir a continuidade do transporte coletivo à população. Segundo ele, antes do término do contrato emergencial, o Município lançará o processo licitatório definitivo para a concessão do serviço.
O secretário também informou que a nova operação permitirá a ampliação gradual dos horários e das linhas em relação ao sistema atualmente oferecido aos usuários.
Outro ponto abordado foi a situação da atual operadora do transporte coletivo. Orion afirmou que a TNSG não possui condições de continuar prestando o serviço, mesmo com a concessão de subsídios. Segundo ele, a empresa acumula um déficit aproximado de R$ 5 milhões, resultado da insuficiência de subsídios e de cálculos equivocados da tarifa praticada em anos anteriores. Conforme explicou, esse passivo deverá ser ressarcido pelo Município.
O secretário também destacou que, ao contrário do que foi publicado por um veículo de comunicação local, não existe qualquer registro de denúncia junto ao Ministério Público apontando ilegalidade na contratação da Expresso Presidente Getúlio Vargas.
Durante a sessão, Orion informou ainda que o Conselho Municipal de Mobilidade foi consultado em duas reuniões sobre a contratação emergencial, acompanhando as discussões relacionadas à medida.
Na área trabalhista, o secretário revelou que a Prefeitura solicitou à nova empresa que priorize a contratação dos atuais funcionários da TNSG. O processo seletivo dos trabalhadores está sendo realizado nesta semana nas dependências do SEST/SENAT.
Entre as melhorias previstas para o novo sistema, Orion apresentou ferramentas que permitirão maior controle e transparência aos usuários, como aplicativo para consulta de horários e itinerários em tempo real, além da instalação de câmeras internas nos ônibus, inclusive com tecnologia de reconhecimento facial.
O secretário informou ainda que os cartões atualmente utilizados pelos passageiros continuarão válidos, evitando transtornos durante a transição entre as empresas. Também será criada uma conta específica do Município para concentrar a arrecadação do sistema, garantindo maior controle e transparência na gestão dos recursos do transporte coletivo.
Segundo Orion Ponsi, a contratação emergencial tem como objetivo assegurar a continuidade de um serviço essencial enquanto a Prefeitura prepara a licitação definitiva, buscando oferecer um transporte coletivo mais eficiente, seguro e transparente para a população.