TRT-RS abre a Semana Regional da Conciliação Trabalhista 2026

Uma cerimônia no Cejusc 2º Grau, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), marcou a abertura da Semana Regional de Conciliação Trabalhista 2026.

Até sexta-feira, Varas do Trabalho e os Centros de Conciliação (Cejuscs) realizarão pautas concentradas de audiências para tentativa de acordo entre as partes. Diferentemente das demais campanhas promovidas nacionalmente, a iniciativa deste mês é regional, o que fica claro no slogan adotado: “Chega de peleia. Vem conciliar!”.

Estão pautados 909 processos para tentativa de acordo na semana temática. Do total, 757 ações tramitam no primeiro grau, e outras 152 estão no segundo.

A solenidade de abertura contou com falas do presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, do vice-presidente institucional e de atuação em demandas coletivas e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Nupemec), desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, e da procuradora regional do Trabalho Adriane Arnt Herbst, representando o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul.

Também estiveram presentes a coordenadora do Cejusc 2º Grau, desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, a supervisora do Cejusc 2º Grau, juíza Luciana Bohm Stahnke e o coordenador e supervisor do Cejusc 1º Grau de Porto Alegre, juiz Fabrício Luckmann.

Presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz discursando
Des. Alexandre Corrêa da Cruz

O presidente do TRT-RS destacou a importância da conciliação. “Conciliar é escolher o caminho do diálogo para transformar conflitos em soluções, permitindo que as partes construam com respeito, cooperação e entendimento da melhor forma de superar suas diferenças e alcançar um acordo”, disse o desembargador Alexandre. Para o magistrado, a conciliação está na essência da Justiça do Trabalho e é um dos seus principais alicerces.

O desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, por sua vez, disse estar confiante de que as pautas selecionadas terão um grande número de acordos, trazendo resultados concretos.

Agendas dos Cejuscs

vice-presidente institucional, desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa discursando
Des. Cláudio Cassou Barbosa

Em Porto Alegre, o Cejusc de 1º grau tem 94 processos em pauta até sexta-feira. Já os Cejuscs de 1º grau do interior, instalados em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria, somam 220 audiências agendadas.

O Cejusc 2ª grau tem 123 processos pautados. Outros 29 terão audiência no recém-inaugurado Cejusc Recurso de Revista.

Fora das semanas temáticas, em qualquer momento processual as partes também podem solicitar uma audiência de conciliação. Basta preencher o formulário “Quero Conciliar” disponível na aba “Conciliação” do site.

Fonte: Vitor Campos (Secom/TRT-RS) e fotos de Guilherme Lund