Conta de luz seguirá com bandeira amarela em julho
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou na sexta-feira (26) a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho em todo o país. Com a decisão, os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de energia elétrica.
Segundo a Aneel, a permanência da bandeira amarela ocorre em razão do período seco, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja produção possui custo mais elevado. A agência destacou que o cenário atual apresenta condições menos favoráveis para geração de energia no país, principalmente devido à queda nos níveis dos reservatórios. A bandeira amarela está em vigor desde abril.