Mais de 100 mil cartões do Programa Pé no Futuro já foram entregues aos estudantes da Rede Estadual do RS
Com entregas acontecendo desde dezembro de 2025, o Programa Pé no Futuro, do governo do Rio Grande do Sul, já ultrapassou a marca de 100 mil cartões entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social. Destinado a estudantes de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), o benefício consiste em um valor de R$ 150 para a compra de tênis (ou qualquer calçado fechado) e meias.
Os cartões do Pé no Futuro estão disponíveis para retirada até 31 de março. No Interior as entregas seguem ocorrendo em agências do Banrisul.
Os cartões do Pé no Futuro são entregues exclusivamente para os responsáveis familiares no CadÚnico ou diretamente para o estudante, se este for maior de idade. No momento da compra, é obrigatório exigir CPF na nota fiscal (ou do responsável familiar no CadÚnico ou do estudante).
Esta medida é a única forma de comprovar que o benefício está sendo utilizado corretamente. Em caso de uso irregular do cartão, os beneficiários terão outros programas sociais retidos até a regularização.
O uso correto do cartão Pé no Futuro consiste em: aquisição de tênis ou qualquer outro calçado, desde que seja fechado, e meias. É possível realizar mais de uma compra (com CPF em todas as notas fiscais) e também completar o valor.
Orientações aos lojistas
Além do CPF dos estudantes e do responsável legal no CadÚnico, a nota fiscal deve conter o código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) correto dos produtos adquiridos (tênis e meia). Para o Programa Pé no Futuro, são aceitos somente os seguintes códigos NCM:
6402.91.99
6402.99.90
6404.19.00
6402.19.00
6404.11.00