Tempestades voltam a atingir o Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Estado, por meio do seu Centro de Monitoramento, emitiu nesta quarta-feira (21/10) o Aviso Hidrometeorológico 21/2026. A condição é de alerta para tempestades isoladas com queda de granizo (que pode ser grande) e rajadas de vento acima dos 80 km/h em áreas das Missões, do Noroeste e do Norte, além de grande parte do Rio Grande do Sul também estar em condição de atenção. Conforme a previsão, o período de maior risco será na sexta-feira (23/10).

O Rio Uruguai segue em inundação, em Uruguaiana, e são indicados níveis de atenção e alerta para outros riscos hidrológicos durante a vigência do aviso, conforme previsão abaixo.

Previsão meteorológica

Avisos_Padrão - 1
.

 

Nesta quarta-feira (21/10), há condição para temporais isolados com queda de granizo nas Missões, no Noroeste e no Norte. Na quinta-feira (22/10), o risco de tempestades com granizo se expande para o Oeste, a Campanha, o Sul, o Centro, as Missões, o Noroeste e o Norte, além de chuva moderada a pontualmente forte nas demais regiões.

Granizo ColorADD   Defesa Civil   alerta
–

 

Na sexta-feira (23/10), as tempestades isoladas com queda de granizo (que pode ser grande) e rajadas de vento (que podem superar os 80 km/h) atuam em áreas da Campanha, do Oeste, das Missões, do Noroeste, do Norte, do Centro, dos Vales, da Serra e do Nordeste, além de chuva moderada a pontualmente forte nas demais regiões.

Vendavais ColorADD   Defesa Civil   alerta
–

 

Os acumulados entre quarta-feira e sexta-feira podem superar pontualmente os 150 milímetros em áreas das Missões, do Noroeste e do Norte.

Previsão hidrológica

hidro
.

A condição hidrológica atual é de níveis entre os limiares de inundação e normalidade, com tendências de estabilidade ou declínio. Para o período de vigência do aviso, os riscos indicados se concentram na bacia do Rio Uruguai e, pontualmente, no sul do Estado.

Durante a quarta-feira (21/10), Uruguaiana seguirá acima da cota de inundação, porém em declínio. Na quinta-feira (22/10) há riscos de alagamentos pontuais no Oeste e no Noroeste do Estado.

Na sexta-feira (23/10), são esperados os maiores volumes de precipitação do período. Assim, há riscos de alagamentos pontuais no Noroeste, no Norte e em uma faixa da região Sul. Devem ocorrer cheias em arroios e pequenos rios, além de elevações moderadas no Rio Uruguai, principalmente devido às chuvas em Santa Catarina.

Devido a este cenário, são indicados os níveis de Atenção (em amarelo), Alerta (em laranja) e Inundação (em vermelho), conforme o mapa de risco.

Texto: Ascom Defesa Civil