Vinícola Aurora inaugura loja no Vale dos Vinhedos

Apostando na importância e no crescimento do turismo de experiência, a Vinícola Aurora inaugura uma loja no Vale dos Vinhedos. O novo espaço está inserido junto à terceira unidade da empresa, instalada em 2019, sendo a primeira fábrica do Brasil 100% sustentável. Em 160 m², o local comercializará exclusivamente os vinhos e espumantes da linha Aurora, dos rótulos Varietal, Reserva, Gran Reserva, Pequenas Partilhas, I.P. Pinto Bandeira, Gioia, Millésime e Procedências, além dos sucos de uva integral tradicional e orgânico. Além do ponto de venda no Vale dos Vinhedos, a Vinícola Aurora segue oferecendo visitação gratuita, minicursos de vinhos e degustação na unidade Matriz, no bairro Cidade Alta, também em Bento Gonçalves (RS).

Com atendimento personalizado, a nova loja no Vale dos Vinhedos oferecerá ainda degustação orientada com rótulos premium da marca. A experiência de cerca de 1 hora contempla o espumante Aurora I.P. Pinto Bandeira Extra Brut e os recém-lançados vinhos Gioia Merlot 2018 D.O. Vale dos Vinhedos,Aurora 90 anos e Millésime Cabernet Sauvignon 2018, que em breve chegará a todo o país. O valor da degustação é de R$ 90 e inclui uma taça de cristal como lembrança.

Desde o início da pandemia, a empresa está adotando em suas unidades todos os cuidados sanitários, como uso de máscara, medição da temperatura, álcool gel, distanciamento e controle do número de pessoas nos ambientes.

“Acreditamos que a loja e a degustação serão estratégicas para conquistar novos consumidores. A região é o principal destino enoturístico do Brasil, ou seja, são turistas que estão abertos a conhecer mais sobre a vitivinicultura e a enogastronomia local”, avalia a supervisora de Turismo da Vinícola Aurora, Ana Maria De Paris Possamai, informando ainda que as visitas guiadas continuarão sendo oferecidas apenas na unidade Matriz. A nova loja gerou quatro empregos.

Segundo a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), a região recebe, em média, 400 mil visitantes por ano, sendo a alta temporada nos meses de junho a agosto. Mesmo com a redução de cerca de 50% no fluxo de visitantes em virtude da pandemia, de janeiro a junho deste ano, o Vale dos Vinhedos recebeu 107 mil turistas, especialmente dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.

“O enoturismo é fundamental para o crescimento da cultura do vinho e peça estratégica para atrair novos consumidores. O turista conhece a história por trás da marca e entende a importância da vitivinicultura para o Brasil. Ao conhecer uma de nossas unidades na Serra Gaúcha, o visitante leva consigo experiências distintas, mas que serão marcantes para a quem vivenciou”, complementa o presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, adiantando que estudos estão sendo realizados para ampliação da oferta enoturística da Vinícola Aurora em suas três unidades, sendo duas delas em Bento Gonçalves e outra em Pinto Bandeira.

Desde 1967 a Vinícola Aurora oferece o chamado turismo de experiência, sendo pioneira no Brasil. Nos últimos cinco anos, mais de um milhão de visitantes estiveram na unidade Matriz. No primeiro semestre deste ano, mesmo com a pandemia, 47,2 mil turistas já passaram pelo local. Historicamente, os meses de maio, junho e julho representam 25% do total de fluxo turístico na empresa, superando períodos como a vindima (janeiro e fevereiro) e o final do ano (novembro e dezembro).