Windows 11 chega com grandes melhorias de desempenho em relação ao Windows 10

O Windows 11 pode ser disponibilizado como uma atualização gratuita não apenas para usuários do Windows 10, mas também para aqueles que executam o Windows 7 e o Windows 8.1. Algumas referências sobre o suporte de atualização aprimorado surgiram de uma compilação do Windows 11 que vazou recentemente antes de seu anúncio formal. A Microsoft executou anteriormente um programa de atualização gratuita semelhante para o Windows 10. O objetivo era trazer mais e mais usuários para o sistema operacional Windows mais recente e mover com segurança as pessoas de plataformas mais antigas que não eram mais suportadas pela Microsoft.

O lançamento do Windows 11 ,está  previsto para 24 de junho;mas antes de sua estreia, o novo sistema operacional foi detalhado por meio de sua versão vazada, que sugeria um novo menu Iniciar e algumas outras mudanças importantes no nível da interface. Os usuários do Windows 10 obterão o Windows 11 como uma atualização gratuita após seu lançamento, embora não esteja claro se ele estará disponível para sistemas operacionais de gerações anteriores imediatamente.

A primeira coisa que nos chamou a atenção no Windows 11 é o novo Menu Iniciar. Embora controversa, esta é uma das mudanças mais interessantes para nós. O design inaugura uma nova era do Windows para a Microsoft e conduz o Windows 10 para o passado.

Em vez de ficar à esquerda, como fazia desde o Windows 95 (exceto no Windows 8), a Microsoft agora está empurrando o menu Iniciar para o centro, embora você ainda possa movê-lo para a esquerda se quiser. E, ei, ele flutua!

Só isso já é uma grande mudança, mas o design também é diferente. Em vez de apresentar Live Tiles e uma longa lista de aplicativos, o menu Iniciar do Windows 11 mostra os aplicativos “fixados” e seus arquivos mais recentes. Isso torna mais fácil chegar às coisas que você deseja usar, com o mínimo de distração, e é bastante revigorante.

Até a barra de tarefas é centralizada para que os aplicativos apareçam no meio da tela, para onde seus olhos vão naturalmente. E isso é emparelhado com um novo ícone de pesquisa, que traz uma barra de pesquisa flutuante, em vez de uma caixa fora do centro, como é nas versões atuais do Windows. Novamente, isso ajuda a colocar as coisas que mais importam para você na frente e no centro – muito como MacOS ou Chrome OS – e é muito legal.

Novas animações

Você se lembra de “aero” no Windows Vista e no Windows 7? O Windows tinha um efeito de vidro por trás deles, e você podia ver um visual sofisticado enquanto colocava seus aplicativos e programas lado a lado. Isso também estava presente no Windows 10, mas a Microsoft o diminuiu um pouco, por isso é mais sutil. Bem, isso está de volta ao Windows 11 e nunca pareceu tão bonito.

Agora, há uma tonelada de animações diferentes em todo o Windows 11. Mover o Windows pela tela para multitarefa mostra um efeito borrado semelhante a um vidro na frente do seu papel de parede. E tocar a parte superior de uma janela com o dedo mostra um novo contorno de janela, ajudando você a entender para onde ela está indo.

Mas isso não é tudo. Abrindo e fechando aplicativos, maximizando e minimizando janelas – todos eles têm novas animações. Os aplicativos agora são minimizados à medida que vão para a barra de tarefas. Eles também têm um efeito onde se abrem por dentro se você clicar no botão maximizar. É uma nova sensação para o envelhecimento do Windows.