Prefeitura de Cachoeira dá início ao programa Cidade Empreendedora

A Prefeitura de Cachoeira do Sul deu o pontapé inicial no programa Cidade Empreendedora na manhã desta sexta-feira (4), em uma reunião com representantes do Sebrae e das secretarias municipais diretamente envolvidas na execução da iniciativa. Estiveram presentes os representantes do Sebrae, Michel Kessler e Ananda Faccin, além das secretarias de Educação (SMEd), Administração, Desenvolvimento Econômico e Fazenda.

O programa tem duração prevista de dois anos e será voltado exclusivamente à gestão interna da Prefeitura, com o objetivo de promover melhorias nos processos e no ambiente institucional, com foco no desenvolvimento econômico sustentável do município.

Os eixos que serão trabalhados em Cachoeira do Sul são:

  • Compras Governamentais, sob responsabilidade da Secretaria de Administração;

  • Desburocratização, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico;

  • Educação Empreendedora, a cargo da SMEd;

  • Gestão para Retomada Econômica, envolvendo todas as secretarias.

Para o eixo de retomada econômica, será realizado um diagnóstico seguido da apresentação de um plano de ação elaborado por uma empresa especializada, contratada pelo Sebrae. Após a entrega do plano, os demais eixos também passarão a ser desenvolvidos, com a atuação integrada das secretarias.

Cada secretaria receberá consultorias específicas, com os consultores realizando diagnósticos internos e apresentando sugestões personalizadas para aprimoramento dos serviços e superação de desafios. Um dos primeiros cursos já confirmados é o de Gestão Escolar, que será ofertado pela Secretaria Municipal de Educação para professores da rede municipal.

Os primeiros contatos com as secretarias devem ocorrer nas próximas semanas, marcando o início efetivo da aplicação prática do programa no município.