Ciclone traz ar gelado e vai prolongar a intensa onda de frio

Um ciclone extratropical no Atlântico Sul,  reforça o ingresso de ar polar e prolonga a onda de frio.

O seu maior efeito é impulsionar ar mais frio do Sul para o Sul do Brasil, o que fez com que o começo desta terça fosse extremamente frio no Rio Grade do Sul e em parte de Santa Catarina e fará com que as marcas excepcionalmente baixas se repitam no começo da quarta.
A menor temperatura nesta terça-feira,  no Rio Grande do Sul foi de 7,3ºC abaixo de zero, na estação da Secretaria Estadual da Agricultura em estância no município de Livramento, na fronteira com o Uruguai. É a menor temperatura do ano até agora no estado.

A madrugada desta quarta-feira será novamente excepcionalmente fria no Rio Grande do Sul com mínimas abaixo de zero na grande maioria das cidades e marcas de até -6ºC a -8ºC nos municípios mais gelados do território gaúcho. Como ciclones habitualmente impulsionam ar seco e garantem dias seguidos de tempo firme e com a atmosfera seca, na segunda metade da semana seguirá fazendo muito frio à noite mesmo com a massa de ar frio rapidamente enfraquecendo. Isso trará grande amplitude térmica com madrugadas geladas e de geada enquanto as tardes, diferentemente deste começo de semana, serão mais amenas e até agradáveis.

O ar muito seco com temperatura maior em altitude trará ainda imensas diferenças de temperatura entre microclimas dentro de um mesmo municípios em cidades serranas com mínimas até 5ºC a 10ºC menores em baixadas do que em pontos altos a poucas centenas de metros de distância em linha reta.

Fonte https://metsul.com/ciclone-traz-ar-gelado-e-vai-prolongar-a-intensa-onda-de-frio/ .