Cachoeira será palco de debates e experiências para a pecanicultura nacional

Os produtores de pecan de todo o país vão se reunir, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, para trocas de experiência e conhecimentos. Será na cidade de Cachoeira do Sul (RS) com técnicos, pesquisadores e demais agentes da pecanicultura. O II Encontro Nacional da Pecanicultura, organizado pelo Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), terá como sede, este ano, a Ulbra Campus Cachoeira do Sul.

O convênio com a Ulbra Campus Cachoeira do Sul é uma das novidades preparadas para o Enapecan. “A proximidade com o mundo acadêmico reforça a área de pesquisas sobre a pecanicultura, encabeçada pelos trabalhos realizados pela Embrapa Clima Temperado e pela ação dos extensionistas rurais da Emater/RS”, destaca o presidente do IBPecan, Claiton Wallauer.

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, também parceira na realização do Enapecan, já anunciou que, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, irá solicitar à rede hoteleira uma reserva de 300 vagas a serem destinadas aos participantes do evento. Em breve, o IBPecan deve liberar mais informações sobre os hotéis, reservas e inscrições para o evento.

O primeiro Enapecan foi realizado em 2023 na cidade de Encruzilhada do Sul (RS) e contou com a presença de especialistas da Argentina e dos Estados Unidos. Entre os temas debatidos estavam a qualidade de mudas de nogueiras-pecã, situação da genética brasileira de cultivares, regulamentação do Mapa para colheita e pós-colheita, entre outros. A programação para 2025 ainda está em fase preparatória.

O II Encontro Nacional da Pecanicultura é organizado pelo IBPecan, Embrapa, Emater/RS e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural e Irrigação, com apoio da Ulbra e Prefeitura de Cachoeira do Sul.


Texto: Ieda Risco/AgroEffective