Secretaria Desenvolvimento Social realiza cadastro de famílias afetadas pela enchente

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está realizando o cadastro das famílias desabrigadas e desalojadas em decorrência da enchente do Rio Jacuí, bem como por enxurradas ou movimentações de massa que ocorreram a partir do dia 16 de junho.

O objetivo do cadastro é mapear a situação das famílias atingidas, possibilitando apoio às vítimas para acesso a qualquer tipo de benefício que possa ser disponibilizado pelo Município, Estado ou União, assim como o FGTSAs famílias que estão nos abrigos públicos farão o cadastro diretamente no local.

O atendimento está sendo realizado pela equipe do Cadastro Único, no Gabinete do Prefeito, localizado no Paço Municipal, das 8h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. Sábado, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Documentação necessária:

  • Nome completo e CPF de todos os membros do núcleo familiar que residem no mesmo imóvel.

  • Comprovante de residência (se disponível).

Importante:
Cada família deve realizar seu próprio cadastro. 
Não é permitido que uma pessoa cadastre vizinhos, parentes ou terceiros.

A Prefeitura reforça que o cadastro é essencial para que os auxílios sejam direcionados corretamente, garantindo que nenhuma família afetada fique sem atendimento.

Moradores do interior

 Famílias moradoras da zona rural atingidas ou desalojadas pela enchente deve ser feito exclusivamente por ligação telefônica através do número (51) 99469-5068.

O atendimento por telefone é destinado apenas aos moradores do interior do municípioO contato por ligação é a forma indicada, pois o grande volume de mensagens recebidas por WhatsApp pode gerar perda de informações ou cadastros incompletos.

Para realizar o cadastro, o morador deve estar com os seguintes dados em mãos: nome completo de todos os integrantes da família que residem na mesma casa e o número do CPF de cada um.

O levantamento tem como objetivo mapear a situação das famílias afetadas, viabilizando o acesso a benefícios emergenciais que possam ser oferecidos pelo Município, Estado ou União, como, por exemplo, a liberação do FGTS calamidade, entre outros auxílios.