Cachoeira está entre as cidades com maior risco de chuvas excessivas nos próximos dias

A chuva começa a retornar ao Rio Grande do Sul ainda nesta segunda-feira e deverá seguir no estado até sexta-feira, trazendo volumes elevados em diversas regiões com acumulados excessivamente altos em algumas localidades gaúchas, alerta a MetSul Meteorologia.

Na terça-feira,frente fria avança pelo território gaúcho e traz chuva para quase todo o estado. Já chove desde cedo no Oeste e no Sul. No decorrer do dia, a instabilidade vai avançar para as demais regiões.

Deve chover localmente forte a intensamente em áreas do Oeste, Centro e o Sul gaúcho com marcas de 50 mm a 100 mm em várias cidades e com marcas localmente de 100 mm a 150 mm. Na quarta, a chuva atinge quase todo o Rio Grande do Sul, exceção de pontos mais ao Norte do estado, à medida que a frente passa a semi-estacionária sobre o estado. É alto o risco de chuva localmente forte e os acumulados de chuva podem ficar entre 50 mm e 100 mm em diferentes cidades, especialmente do Oeste e da faixa central do estado.

Na quinta, o tempo segue instável. Os dados indicam que a chuva tende a se concentrar na faixa central do estado e na Metade Norte gaúcha no decorrer do dia enquanto na Metade Sul não choveria na maioria das localidades com predomínio de tempo firme. Chuva moderada a localmente forte é prevista em setores da Metade Norte. Na sexta-feira, uma área de baixa pressão manteria a chuva em parte do Rio Grande do Sul com maior instabilidade em pontos do Centro, Leste e o Nordeste do estado, onde os volumes de chuva seriam mais altos e com vento. Na sequência, com o afastamento da baixa pressão e o avanço de ar mais frio e seco, o tempo firmaria durante o sábado no território gaúcho.

Com isso, alertamos que entre as áreas do estado com maior probabilidade de chuva volumosa a excessiva nesta semana estão as de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Borja, Itaqui, Alegrete, Santiago, Santa Maria, Tupanciretã, Sobradinho, Cruz Alta, Ijuí, São Gabriel, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Canguçu, Camaquã, Caçapava do Sul e Encruzilhada do Sul, assim como municípios próximos. As áreas de Pelotas, Porto Alegre, Região Metropolitana, Uruguaiana, Lajeado, Passo Fundo, Caxias do Sul, Montenegro e municípios próximos também estão na zona de risco de chuva com altos volumes, embora com volumes menores.

Mais uma vez ressaltamos que o cenário de chuva nesta semana, embora cause preocupação, não tem qualquer comparação com maio de 2024. Cheias de rios e enchentes ocorrem todos os anos no Rio Grande do Sul, mas 2024 foi o extremo do extremo e tem recorrência rara.

fonte  https://metsul.com/veja-quais-cidades-tem-maior-risco-de-chuva-excessiva-nos-proximos-dias/ .