Secretaria apresenta Cartilha sobre instalação dos Parklets nas ruas de Cachoeira
A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio do Departamento Técnico da Secretaria Municipal de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação, apresenta a “Cartilha dos Parklets”, desenvolvida para divulgar a possibilidade de uso deste equipamento e explicar os passos necessários para a aprovação de um parklet. O material foi organizado pela estagiária de Arquitetura e Urbanismo, Thays Trisch.
O QUE É?
Considera-se PARKLET a ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma equipada com bancos, floreiras, com função de recreação ou manifestações artísticas.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO PARKLET?
- Melhora no paisagismo e convívio social;
- Valorização do comércio e bares locais;
- Lazer gratuito;
- Turismo e atratividade (ruas com parklet se tornam mais atrativas);
- Humanização do espaço urbano.
QUEM PODE SOLICITAR?
A instalação, manutenção ou remoção dar-se-á por meio de requerimento de Pessoas Jurídicas, desde que as mesmas sejam proprietárias, locatárias ou possuidoras do imóvel confrontante com o parklet.
COMO SOLICITAR?
O pedido de instalação/manutenção será instaurado por meio de requerimento protocolado no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, e deverá ser instruído com:
a) Cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
b) Cópia de documento que comprove a propriedade, a locação, ou a posse do imóvel confrontante com o local no qual deseja instalar o parklet.
A Cartilha traz exemplos de parklets com diferentes designs e funcionalidades — bancos, floreiras, mesas, livros, áreas sombreadas, entre outros, um modelo de projeto do pedido e como funciona a análise e aprovação do pedido.
O arquivo está disponível no site da Prefeitura/Menu de Acesso Rápido Plano Diretor.