Presidente Lula é vaiado em evento com Prefeitos em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado nesta terça-feira (20) durante sua participação na Marcha dos Prefeitos, em Brasília. As manifestações de descontentamento ocorreram em pelo menos três momentos: na entrada, no início e ao final de seu discurso. Embora também tenha recebido aplausos, as vaias se sobressaíram em tom e volume.
Lula não respondeu diretamente às manifestações do público, mas fez comentários indiretos sobre o discurso de abertura proferido por Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que o havia criticado momentos antes.
“Hoje, o presidente da CNM voltou a ser o velho Paulo Ziulkoski, com um discurso mais inflamado e contundente — como sempre deveria ser um representante dos prefeitos”, afirmou Lula.
Ziulkoski criticou uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou mais transparência nas emendas parlamentares. Segundo ele, o entendimento da Corte impõe restrições ao trabalho político de prefeitos e parlamentares
Abra o olho. Vamos votar pautas estruturantes. É um absurdo que o deputado tenha que explicar o projeto para o qual destinou a emenda”, afirmou Ziulkoski.