Quinta e Sexta-Feira com alto risco de chuva intensa e tempestades no Estado
O Rio Grande do Sul terá dois dias de alto risco de tempo severo, adverte a MetSul. Dados analisados apontam que esta quinta e a sexta têm uma alta probabilidade de condições de tempo severo no estado, o que pode causar transtornos e danos para a população em diferentes cidades.
As condições meteorológicas neste período serão favoráveis ao registro de chuva forte a torrencial com muitos altos volumes em curto intervalo e ainda à possibilidade de temporais que podem trazer raios, vento forte e queda de granizo. Serão dois sistemas de instabilidade de características distintas que vão provocar a chuva e os temporais: uma frente quente no decorrer desta quinta-feira e uma frente fria que vai avançar pelo estado ao longo da sexta.
Como consequência, a frente quente traz chuva para várias regiões no começo desta quinta, notadamente em pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado.
Na sexta-feira, por sua vez, a frente quente se converte em fria, já que passa a ser impulsionada por ar frio de Sul, e move-se de Sul para Norte no estado. Ao se deslocar pelo território gaúcho durante o dia, a frente fria ganha muita força ao encontrar o ar quente da corrente de jato em baixos níveis em sua dianteira. O alerta é que vai chover forte a intensamente em muitas cidades. Vários pontos, em especial do Oeste, Centro e o Sul gaúcho, podem ter 50 mm a 150 mm em poucas horas, com precipitações por vezes torrenciais, trazendo alagamentos e inundações repentinas.
A chuva virá com raios e há o risco de temporais isolados de vento e granizo, alguns potencialmente fortes ou severos. Mesmo o risco de tornados não é afastado devido ao vento divergente pela corrente de jato. No sábado, o ingresso de uma massa de ar mais seco e frio de alta pressão afasta a frente fria do Rio Grande do Sul e o sol vai aparecer em todas as regiões com temperatura agradável e as mínimas ocorrendo à noite em diversas localidades.
Fonte https://metsul.com/dois-dias-de-alto-risco-trazem-ameaca-de-chuva-intensa-e-tempestades/ .