Encruzilhada e Caçapava reforçam apoio à Medicina em Cachoeira
A Comissão Pró-Medicina de Cachoeira do Sul participou de agendas regionais, na terça, em Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul.
Em Encruzilhada, o grupo foi recebido pelo prefeito Benito Paschoal, vice-prefeito Emanuel Nobre, vereadores, secretários, servidores e representantes do Hospital Santa Bárbara. Benito reforçou o apoio ao pleito de Cachoeira e região e se comprometeu em buscar apoio político para que a região da 8ª Coordenadoria de Saúde seja uma das 4 contempladas com a abertura de novos cursos no edital do MEC.
Em Caçapava, o prefeito Marcelo Spode, o vice Mariano Teixeira e outras lideranças da comunidade receberam a Comissão e também reforçaram o total apoio à Medicina em Cachoeira. No encontro, a Comissão apresentou o cronograma com as próximas etapas que se aproximam.
Vencida a primeira etapa do edital, no dia 31 de janeiro, permanecem na disputa 9 regiões e 19 universidades, entre elas a Unisc e a Ulbra, que inscreveram projeto para a instalação do curso de medicina em Cachoeira do Sul. A próxima etapa do edital terá divulgação de classificação no dia 28 de março. Neste período estão sendo analisados os projetos inscritos pelas universidades, incluindo as contrapartidas para a região que receberá o curso. No Rio Grande do Sul, 4 novos cursos de medicina serão abertos através deste edital.
O prefeito Leandro Balardin, presidente de honra da Comissão, acompanhou o grupo e dialogou com os colegas prefeitos sobre a importância da mobilização política para que a região de Cachoeira seja uma das escolhidas no certame do Governo Federal.
Na quinta, dia 13, a Comissão estará em Sobradinho, em evento com a presença de 9 prefeitos, para buscar o apoio dos demais municípios para a Medicina em Cachoeira do Sul.