Painel “Sinta-se Feliz na Capital do Arroz” está com obra de travamento concluída

No final de semana,  foi iniciada a retirada das escoras que estavam amparando o painel Sinta-se Feliz na Capital do Arroz, situado na rua Virgílio de Abreu com Avenida João Neves da Fontoura, que desde agosto 2022 quando a Defesa Civil, isolou a área depois de constatar que o painel estava com infiltração e com muitas raízes movimentando sua estrutura.
O travamento não colocou o painel no prumo, mas vai evitar que ele sofra as ações da natureza e das intempéries. Para evitar a infiltração foi colocada uma pingadeira, onde será instalada iluminação, valorizando o monumento à noite também.
O projeto de travamento foi financiado por edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, com a Associação de Amigos da Tafona como proponente. Além do trabalho no painel, o projeto previu a impressão de 10 mil folders com os bens tombados pelo município, para distribuição nas escolas e para o Município e também um seminário sobre patrimônio que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 17 de março, no  Sicredi, à rua Saldanha Marinho, 825.
O valor total disponibilizado pela Lei Paulo Gustavo foi de R$ 80 mil, valor operado pela Secretaria Estadual da Cultura e financiado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
A Associação da Fazenda da Tafona foi criada em 2016, é Ponto de Cultura e Ponto de Memória no âmbito federal e está em fase de captação de um projeto aprovado dentro da Lei Rouanet, para restauro do telhado da casa e da Tafona. Sua missão á a proteção e a preservação da memória patrimonial da região e do Estado.