Ampliado o horário de atendimento na sala regulação da Secretaria de Saúde

O final de semana foi de obras para melhorias na estrutura de atendimento aos usuários do SUS junto ao setor de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde.

Em um esforço da chefia administrativa em conjunto com a equipe de manutenção da pasta, que precisou reutilizar materiais e adaptar o projeto previsto, foi ampliado o espaço onde funciona o serviço, que agora passa a oferecer três guichês para recepção simultânea dos cidadãos, que anteriormente aguardavam de pé em fila única.

O plano de qualificação da Regulação, liderado pela titular da SMS, Camila Nunes Barreto, inclui atender aos usuários com mais conforto e mais agilidade, uma vez que trata-se de um dos setores mais acessados pela população na saúde municipal.
É a este serviço, localizado no térreo do prédio onde funciona a SMS (no antigo Hospital da Liga), que os usuários do SUS recorrem para tratar das questões relativas ao agendamento de consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos. Outra providência imediata da secretária foi ampliar a equipe, de quatro para seis servidores, com a chegada de mais um enfermeiro e uma assistência social para agilizar a demanda.

Desta forma, anuncia Camila, se tornou possível também estender o horário de funcionamento ao público, que passará a abranger o turno da tarde das 13h às 15h30min a partir da próxima quarta-feira (19/02). “O próximo passo será capacitar a equipe para a qualidade do atendimento prestado, com foco no acolhimento e humanização em saúde, e para a eficiência dos muitos processos administrativos internos que o setor envolve”, destacou.

INTERMEDIANDO USUÁRIOS E SERVIÇOS
O Setor de Regulação da SMS é que intermedia as demandas trazidas pelos usuários da saúde pública aos muitos prestadores de serviços que operam pelo Sistema Único de Saúde (laboratórios, clínicas, hospitais), seja no âmbito municipal ou em várias outras cidades do Estado, que ofertam as atendimentos especializados via sistema estadual de Gerenciamento de Consultas (Gercon). “Trata-se do serviço que administra o acesso às ações e serviços de saúde que são de competência dos estados e municípios, conforme expresso na Política Nacional de Regulação (PNR)”, com suas legislações e protocolos a serem seguidos”, explica a coordenadora do setor, Beatriz Dorneles.
Outra melhoria adotada pelo serviço, explica a coordenadora, foi a adoção de aplicativo de mensagens instantâneas via celular (51 99613-5775 e 51 99554-4672) para qualificar o acesso aos usuários, a fim de que possam tirar suas dúvidas e buscar orientações sem a necessidade de deslocamento até a SMS. “O atendimento digital também vai contribuir para a redução das filas e conferir mais comodidade aos pacientes, que poderão acessar o serviço das suas casas”.

SERVIÇO
Setor de Regulação da SMS
Rua Coronel João Leitão, 1055 – térreo
Telefones: (51) 9 9613-5775 apenas whatsapp e (51) 9 9554-4672 chamadas e whatsapp
Atendimento externo: segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 15h30min

Equipe:
Junto a coordenadora, atuam no setor duas atendentes, dois enfermeiros e uma assistente social. Cada um destes colaboradores, além de prestar atendimento ao público, tem suas atribuições internas, como a digitação de exames que são realizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde, a fim de que os pacientes possam agilizar os agendamentos, sem necessidade de retorno à Regulação;
* Dirigir-se ao setor com documento oficial de identificação do paciente e as devidas requisições médicas, expedidas pela equipe de saúde do SUS.

Principais atribuições:
* Agendamento das consultas e exames nas mais diferentes especialidades médicas (a exceção são os hospitais de Porto Alegre, que tem seus próprios canais de contato);
* Serviços que têm cobertura nos Ambulatórios de Especialidades do HCB e no Instituto de Oftalmologia possuem agendamentos e retornos organizados por estes mesmos prestadores;
* Solicita exames quando o prestador da referida especialidade não realiza;
* Solicitação de oxigênio mediante requisição médica contendo o CID da doença;
* Intermedia os retornos dos pacientes aos prestadores de serviços das especialidades de Urologia, Traumatologia e Vascular;
* Aciona os pacientes que tem os exames agendados pelas cotas da Traumatologia e Neurologia quando são agendados seus exames por estes serviços no HCB;
* Assessora as EAPs e ESFs referente aos encaminhamentos para as especialidades via Gercon, esclarecendo as dúvidas dos enfermeiros, médicos e demais profissionais de saúde;
* Intermedia todas as demandas das especialidades em suas respectivas cidades de referência:
Cirurgia Geral, Vascular, Traumatologia e Urologia – Encruzilhada do Sul
Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais e Reabilitação Auditiva (Fundef) – Lajeado
Otorrinolaringologia – Agudo
Vascular, Traumatologia, Cardiologia – Santa Cruz do Sul
Ginecologia – Bagé, Rio Pardo e Venâncio Aires
Cirurgia Bariátrica – Canoas
Traumatologia pediátrica – Canoas
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