UFSM/Cachoeira participa de reunião no DAER para tratar da revitalização da Estrada da Ferreira

Na segunda-feira, ocorreu uma reunião na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Porto Alegre, para tratar da revitalização da Estrada da Ferreira (VRS 809). Estiveram presentes o diretor do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, Anderson Dal Molin; o prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin; o procurador jurídico do município, Bruno Borchhardt Muller; a secretária municipal da Fazenda, Rita Guarese Garske; e o chefe de gabinete do DAER, Pablo da Silva Teixeira.

Durante o encontro, o DAER informou que entrará em contato com a empresa terceirizada Magna Engenharia, responsável pelos projetos do órgão, para verificar o status da entrega do projeto de revitalização da estrada. O chefe de gabinete do DAER, Pablo Teixeira, comprometeu-se a dar um retorno à Prefeitura de Cachoeira do Sul sobre o andamento do processo, buscando agilizar a finalização do projeto.

A revitalização da Estrada da Ferreira tem como base um estudo realizado pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot), da UFSM, que foi entregue ao DAER em janeiro de 2023. A implementação do projeto teve início em junho do mesmo ano.

Um avanço significativo na viabilização da obra ocorreu em agosto de 2024, durante a última edição da Fenarroz, no evento Cacisc Meio-dia. Na ocasião, o empresário Pedro Henrique Brair, fundador da rede de Farmácias São João, comprometeu-se a auxiliar financeiramente com parte dos recursos necessários para a obra. O apoio será viabilizado por meio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS), que fomenta parcerias entre empresas, cooperativas e o governo para acelerar projetos de infraestrutura rodoviária.

Na oportunidade, Pedro Brair destacou a importância da participação da comunidade cachoeirense para captar o restante dos recursos necessários, reforçando a relevância da iniciativa para o desenvolvimento da região.