Balardin busca pontes e asfaltamento de estradas Estaduais no DAER

O prefeito Leandro Balardin, acompanhado do Procurador-Geral Bruno Muller, participou de audiência no Daer, na manhã desta segunda-feira, onde foi recebido pelo chefe de gabinete, Pablo Xavier.

Entre as demandas, Balardin tratou do pedido de asfaltamento de mais 2,3 kms da VRS 809 (Estrada da Ferreira) até o Balneário do Passo do São Lourenço, a continuidade do asfalto na ERS 502, nas Três Vendas, até a RSC 287, e na localidade de Contenda, em Paraíso do Sul (26,7kms), além da elaboração de projeto para uma ponte definitiva, em concreto armado e duas pistas, na ERS 705, na Estrada do Geribá.

Para esta estrada, o prefeito também solicitou um projeto de asfaltamento de 26,5 km ligando a BR 153 Norte à BR 290. Esses são projetos de grande relevância para o município pois reduziriam cerca de 30 quilômetros – ida e volta – de frete para os produtos cachoeirenses até o porto de Rio Grande. Em 2024, Cachoeira do Sul exportou perto de US$1 bilhão em produtos, gerando intenso fluxo.

Na Estrada das Três Vendas seriam outros 22 km economizados – ida e volta – em viagens a Santa Maria e à Quarta Colônia, desafogando o trânsito da RSC 287 entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul. No São Lourenço o asfalto não avançou porque seria necessário elevar a pista com um aterro de até 3 metros, uma vez que trata-se de uma região que, eventualmente, em cheias muito grandes do Jacuí, alaga. Como é uma via estadual e não tem recebido manutenção, a Prefeitura tem precisado intervir para atender ao grande fluxo de veículos ao balneário e também ao volume importante de cargas que vêm e vão via balsa do Barro Vermelho.

O diretor da UFSM campus Cachoeira, Anderson Dal Molin, também participou da audiência, sobre o acesso ao campus da universidade na VRS 809. O prefeito reforçou o pedido de que seja agilizada a entrega dos últimos cinco quilômetros por asfaltar pela Conpasul, da RSC 403, entre Cachoeira e Rio Pardo, para que a RGS Construtora assuma os outros cinco quilômetros finais e o Estado dê a obra por concluída. O asfaltamento está andando muito lentamente porque a Conpasul, que pediu para deixar a obra, tem priorizado seus equipamentos em outras obras e está demorando para entregar seu trecho finalizado, segundo o Daer.