Cachoeira fechou três meses com chuvas abaixo da média

Pelo terceiro mês consecutivo as chuvas ficaram abaixo da normal climatológica em Cachoeira do Sul. Os dados são da Estação Meteorológica da UFSM/Cachoeira.

Em janeiro, o acumulado foi de apenas 69 mm, com eventos concentrados na segunda quinzena do mês, o que agravou muito o déficit hídrico na região, já que em dezembro de 2024 as chuvas concentraram na primeira quinzena do mês. A normal climatológica para janeiro é de 127,6 mm, ou seja, são 58,6 mm abaixo da média. Cabendo salientar que nesse período de verão as chuvas possuem elevada variabilidade espacial (de local para local) e, muitas vezes acontecem em forma de pancadas isoladas, portanto, pode haver condições distintas no município em relação as chuvas. A condição do déficit hídrico pode perdurar nos meses seguintes, visto a influência do fenômeno La Niña, confirmada no início de janeiro.

Ainda segundo a UFSM/Cachoeira, o mês de janeiro teve amplitude térmica variando entre 13,8 e 38,8 °C e na maioria dos dias, a temperatura ficou acima normal para o mês.

 

 

Fonte UFSM/Metos Brasil