Equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSM/Cachoeira leva duas iniciativas para final do Concurso de Inovação da UFSM
A equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no campus de Cachoeira do Sul está entre os finalistas do Concurso de Inovação na UFSM. O grupo, composto pelos servidores Diones de Vargas Dutra, Paulo Roberto Ramos Corrêa Júnior, Rodrigo Chagas Menezes e Rodrigo Vargas da Rosa, teve duas iniciativas selecionadas para a etapa de apresentação oral do concurso, marcada para o dia 13 de novembro, em Santa Maria.
O Concurso de Inovação, que integra a Semana de Inovação na Gestão Pública da UFSM (12 a 14 de novembro), busca reconhecer e valorizar iniciativas de servidores públicos que promovem mudanças inovadoras na gestão e nos serviços da Instituição. Ao todo, 28 propostas foram submetidas, das quais seis foram escolhidas para a última fase, que será avaliada por uma banca especializada. As melhores iniciativas serão reconhecidas institucionalmente e os seus integrantes ganharão uma viagem para participar de um evento nacional na área de inovação.
Inovações no NTI: Melhorando Processos e Serviços
As duas iniciativas desenvolvidas pelo NTI buscam otimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços prestados na UFSM. A primeira proposta, Help Desk Cusco – Portal de Chamados e Gestão de Serviços, foi implementada de forma definitiva em 2022, após um longo processo de desenvolvimento que começou em 2016. O sistema foi criado para resolver um problema identificado pela equipe do NTI: a descentralização das solicitações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Antes da implementação do sistema, as demandas eram feitas por diferentes canais, como e-mail, telefone e até conversas informais, o que dificultava a gestão e a comunicação.
Com a criação do Help Desk Cusco, foi possível centralizar os chamados, melhorar o atendimento e otimizar o processo de gestão de serviços. O sistema, que também é utilizado por outros setores administrativos do campus, após melhorias, passou a incluir outras funcionalidades como intranet corporativa, agenda de ramais e transportes, além de gerar informações estatísticas sobre os atendimentos. A plataforma pode ser acessada também por dispositivos móveis, o que facilita o acesso dos usuários.
A segunda proposta, Localiza Bem – Ferramenta On-line para Localização de Bens Permanentes, foi implementada em novembro de 2023 e visa melhorar o controle patrimonial no campus de forma centralizada e eficiente, em apoio aos sistemas institucionais vigentes. A ferramenta, integrada ao Help Desk Cusco, permite a localização dos bens em uso e a padronização de dados de inventário por meio de QR Codes e códigos de barras. A iniciativa busca centralizar e automatizar a gestão patrimonial, reduzindo erros humanos e facilitando a rastreabilidade dos itens, além de possibilitar que qualquer membro da comunidade acadêmica consulte a localização dos bens em tempo real por meio de smartphones.
A inovação no controle patrimonial, que utiliza a geolocalização e a importação de dados de relatórios gerados pelo sistema SIE, utilizado pela UFSM, trouxe uma melhoria significativa na transparência e na eficiência do uso dos recursos institucionais, além de apoiar a cultura de zelo pelo patrimônio público.