Produtores rurais do RS podem receber até R$ 100 mil em benefícios para implantar sistemas de irrigação

Com o intuito de apresentar aos produtores rurais o programa de incentivo financeiro para investimento em irrigação, a Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), estão realizando uma séria de seminários em todo o Estado.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, apresentando o programa de subvenção de irrigação e reservação de água, o Supera Estiagem. Kuhn destacou as regras do Programa de Irrigação e a importância que a implantação de sistemas tem para o desenvolvimento do Estado, com aumento da produtividade. Ele também lembrou que as severas estiagens que o Rio Grande do Sul enfrenta trazem consequências econômicas, com queda do PIB, e que o programa visa estimular a ampliação da área irrigada com a oferta de benefício direto ao produtor rural.

“São até R$ 100 mil por produtor, limitado a 20% do valor do projeto, para a implantação de qualquer sistema de irrigação. É uma forma de prêmio que o governo está dando ao produtor que ajudar a aumentar a irrigação no Estado, com impacto direto na sua produção e aumento da sua renda”, ressaltou.