Três Postos de Saúde de Cachoeira estão abertos até 21hs30mins, “mas procura por atendimento é baixa”

Após uma semana de operações, ainda é baixa a procura pela população ao terceiro turno lançado pela Secretaria Municipal da Saúde para atender a demanda extra de doenças respiratórias verificada nos meses de inverno. Em sete dias úteis de funcionamento, o turno adicional registrou até o momento um total de 135 atendimentos, sendo 88 consultas médicas prestadas e 47 vacinas aplicadas no período (06 a 13/08nas três unidades disponibilizadas durante turno das 17h às 21h30minAs EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano têm foco no enfrentamento às doenças respiratóriae sintomas gripais, dada a maior incidência dos casos de gripe e covid-19 e o percentual de internações hospitalares que estas doenças têm provocado.

Considerando o pós-enchente que acometeu a região, o horário extra concentra também o atendimento de doenças causadas pelo contato com água contaminada, como a leptospirose, e no combate à coqueluche e à dengue, cuja contaminação evoluiu após as inundações. A ampliação dos serviços de saúde está sendo viabilizada pela Administração Municipal a partir dos recursos repassados pelos governos estadual e federal para ações de enfrentamento dos eventos climáticos.

ESTRATÉGIAS

Constatada a adesão aquém do esperado, a gestão municipal da saúde vai convocar as equipes de toda a rede de atenção básica para reunião on-line visando a definição conjunta de estratégias que mobilizem os usuários do SUS até o serviço disponibilizado e, ao mesmo tempo, contribuam com a meta dos gestores de desafogar a carga de trabalho que acaba sendo concentrada nos serviços de urgência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Emergência do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). A pesquisa divulgada pela SMS demonstra que, no mesmo período averiguado (mesmos dias e turno do levantamento), o volume de atendimentos feitos pela UPA ainda somou 142 consultas nos níveis azul e verde da classificação de risco adotada pela unidade, que englobam os casos de menor gravidade no protocolo que norteia a triagem de pacientes feita no acesso à UPA. Com uma maior concentração da demanda sazonal pela rede básica, a tendência é de que os serviços emergenciais possam priorizar e otimizar o tempo de atendimento aos casos de maior risco.

ATENDIMENTOS TURNO ESTENDIDO

(06/08 até 13/08*)

EAP Marina
• Consultas médicas – 30
• Vacinas aplicadas – 14

EAP Centro Social Urbano
• Consultas médicas – 28
• Vacinas aplicadas – 15

EAP Central
• Consultas médicas – 30
• Vacinas aplicadas – 18

TOTAL – 135 atendimentos, sendo 88 consultas médicas prestadas e 47 vacinas aplicadas no período (06 a 13/08nas três unidades, no turno das 17h às 21h30min, de segundas às sextas-feiras.

SERVIÇO

Terceiro turno para atendimento de síndromes respiratórias (H1N1, covid-19), dengue, leptospirose, coqueluche e serviço de vacinação de rotina

Público: pacientes de qualquer bairro podem ser atendidos por qualquer uma das três unidades no período indicado, no formato livre demanda, desde que envolvendo as enfermidades relacionadas pelo serviço extra.

Horário17h às 21h30min de segundas às sextas-feiras

Locais: EAP Central (Rua Conde de Porto Alegre, 1271), EAP Marina (Rua Manoel Pinto da Mota, 1681) e EAP Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448).