Ulbra Cachoeira aposta em formação docente inovadora para curso de Medicina

A vinda do diretor das Medicinas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Dr. Marcelo Teodoro Ezequiel Guerra, foi um marco para consolidar as informações para o cadastramento da proposta de curso de Medicina para a Ulbra Campus Cachoeira do Sul, no âmbito do Programa Mais Médicos. O prazo encerra dia 5 de julho, mas o diretor Guerra esclareceu que os contatos com o corpo clínico do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), com a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e com a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a diretora do campus, Adriana Porto, serviu para encaminhar os últimos detalhes para complementação do projeto.

Nas conversas, o diretor disse que a Ulbra aposta em uma formação docente inovadora para a Medicina, e terá este suporte de forma continuada, para fazer frente à complexidade e ao dinamismo dos modernos sistemas de ensino de alta qualidade. “No que se refere aos eixos e subeixos pedagógicos, estamos reconstruindo nossa matriz curricular, em um processo coordenado pelo professor José Knopholz, decano da PUC-PR, especialista neste tipo de reconstrução e que foi contratado pela Aelbra/Ulbra”, acrescentou o diretor.

A nova matriz curricular, moderna e inovadora, será apresentada pela primeira vez no Brasil, ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o Curso de Medicina do Campus da Ulbra de Cachoeira do Sul. “Apostamos no ineditismo e nesta decisão estratégica da Ulbra em expandir a Medicina para nossa unidade em Cachoeira do Sul e estamos empenhados em apresentar uma proposta excelente, cumprindo todos os quesitos do Edital de chamamento público do Governo Federal”, destacou o Dr. Marcelo Guerra.

A diretora da Ulbra Cachoeira, professora Adriana Porto, ressaltou no projeto a história e a qualidade da infraestrutura e dos professores da área da saúde, que atuam em Cachoeira do Sul. “Temos todas as condições para atender plenamente a todos os critérios e requisitos do Edital Mais Médicos”, garantiu. “Teremos uma preparação altamente qualificada dos médicos que a Ulbra vai disponibilizar para a sociedade, com objetivo final de garantir os melhores atendimentos à população”, afirmou o diretor Guerra.