Sesc/RS abre 1.225 vagas gratuitas para curso de conclusão do Ensino Médio voltado a jovens e adultos

A partir desta segunda-feira, 17 de junho, o Sesc/RS abre inscrições para as novas turmas do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) da entidade. São 1.225 vagas para conclusão do Ensino Médio, distribuídas em polos de 32 cidades gaúchas, que iniciam as aulas neste segundo semestre de 2024. A participação é totalmente gratuita, voltada a maiores de 18 anos com renda familiar de até três salários mínimos que não tenham concluído a educação básica no tempo regular. Em paralelo, também é oferecida uma qualificação profissional em Produção Cultural, que visa auxiliar o aluno a ingressar no mercado de trabalho. O formato é semipresencial, com um encontro por semana nos polos e atividades online ao longo de três semestres.

“Milhares de gaúchos já puderam concluir os seus estudos através deste projeto que muito nos orgulha”, comenta a gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch. “Sabemos do poder transformador da Educação, que expande horizontes e abre portas para que essas pessoas possam se desenvolver pessoal e profissionalmente. Presenciamos diversas histórias assim, de jovens, adultos e até idosos que aproveitaram a iniciativa para voltar a estudar. Estamos empolgados em, mais este semestre, ajudar a transformar ainda mais vidas”, completa.

As inscrições às novas vagas podem ser feitas até 08 de julho em qualquer Unidade do Sesc/RS e no site www.sesc.com.br/ead, onde está disponível o edital completo do projeto. Neste semestre, há oportunidades em Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com um qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.