Vereador defende que Governo Federal realize estudos sobre o assoreamento do Jacuí e seus afluentes
O Vereador Itamar Luz solicitou a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) órgão ligado ao Governo Federal, para que esta realize estudo para verificação do assoreamento (soterramento do leito do rio) do Rio Jacuí e seus afluentes Vacacaí e Botucaraí, devido à quantidade de sedimentos deixados no leito ao longo dos anos que podem ter contribuído para elevação.
As consequências do assoreamento de rios e lagos foram sentidas drasticamente pela sociedade nas últimas semanas, pois os mesmos perdem a capacidade de navegação, em virtude dos bancos de areia que se formam, atrapalhando a passagem de embarcações, diminuindo também drasticamente a sua vazão.
Outro ponto fortemente sentido pelos gaúchos, é que a água desses rios, ao encontrar tantos obstáculos, mudam sua rota, atingindo espaços onde antes não existiam cursos d’água, incluindo ruas e casas, causando, o que se viu nas últimas semanas em nosso Estado.
O acumulo de sedimentos, torna o curso dos rios mais pesado e volumoso, o que causa problemas como a quebra da base de pontes ou cheias excessivas com inundações de locais próximos, fato esse constatado também em nossa cidade, somando-se a isso a perda da vegetação subaquática e das condições de habitat para peixes e outros animais, dificultando até mesmo a reprodução das espécies.
“Lamentavelmente em nosso município e em diversos outros, nesta super enchente, o assoreamento torna-se ainda pior, pois além dos sedimentos, lixo e esgoto são depositados diretamente ou através de sangas, acumulando ainda mais dejetos em seu leito”, ressalta o parlamentar.
Portanto, é imprescindível e ainda mais neste momento, que seja realizado estudo pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para verificação do assoreamento do Rio Jacuí e seus afluentes Vacacaí e Botucaraí.