Vendaval destelha casas, derruba árvores e rede de energia elétrica em Cachoeira
O vendaval que atingiu Cachoeira do Sul no início da noite desta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023, deixou estragos na cidade e no interior
As equipes da Superintendência encerraram os atendimentos às 2h da terça-feira com 42 atendimentos realizados, outros 05 chamados ficaram para o decorrer do dia pois durante a madrugada os moradores já não estavam nos imóveis ou não foram encontrados.
O destelhamento parcial de residências foi o maior registro com 26 ocorrências ,a maior parte das casas destelhadas eram com cobertura de telha de fibrocimento 4mm ou aluzinco; foram registrados ainda 06 quedas de árvores sobre residências ou carro; 05 quedas de rede de energia, postes ou cabos no perímetro urbano; e 01 rompimento hidráulico em um prédio residencial afetando a mais de um apartamento.
Os Bairros mais afetados foram Noêmia 10 ocorrências; Santa Helena, Medianeira e Marina com 04; Quinta, Fátima, Tibiriçá e Barcelos com 02 e Promorar, COHAB, Gonçalves, Universitário, São José e Ponche Verde com 01; e no Interior do Município Ferreira com 04 ocorrências e Água Morena com 01.
A Defesa Civil estima que estes números devem ser ampliados durante os atendimentos desta terça-feira quando também buscará os dados referente a desabastecimento de energia elétrica e água potável na cidade e interior.
Já nesta terça-feira serão repassadas demandas para as Secretarias de Obras e Meio Ambiente quanto a desobstrução e restabelecimento de vias públicas e corte de árvores caídas.
As famílias que se enquadram nós critérios legais serão atendidas com telhas de fibrocimento 6mm para reconstrução, material já depositado e disponível no Estoque Estratégico Emergencial da Defesa Civil.
Qualquer família que necessite atendimento pode acionar a Defesa Civil pelo fone/whatsapp (51)995358310