Sesc Cachoeira celebra 20 anos do programa Maturidade Ativa
Há 20 anos, Cachoeira do Sul conta com o Sesc para auxiliar no envelhecimento saudável e alegre da população do município. O programa Maturidade Ativa completa, no dia 28 de outubro, duas décadas de atuação na cidade e une, atualmente, 74 integrantes semanalmente com atividades de integração, físicas, mentais, voluntárias, entre outras. O marco será celebrado com um evento, no dia 25 de outubro, às 15h, no Sindilojas, para os integrantes do projeto.
Mais de 300 pessoas já passaram pelo programa durante o período. Maria de Loudes Sortica Rodrigues, de 81 anos, está no grupo desde a fundação e conta que os encontros são de extrema importância para a sua vida. “Estar com o grupo Maturidade Ativa me proporcionou uma sensação verdadeiramente especial. Ao longo dos anos, construímos laços de amizade profundos e duradouros, compartilhando risadas, histórias e até mesmo momentos difíceis. Essas amizades têm sido um pilar fundamental de apoio emocional em minha vida. Além disso, participar do grupo me permitiu manter minha mente ativa e engajada. Temos encontros regulares, com atividades físicas, oficinas de artesanato, oficinas de dança e palestras sobre diversos temas. Isso é extremamente importante à medida que envelhecemos, pois ajuda a prevenir o declínio cognitivo”, destaca.
A facilitadora Lidiane Oliveira, a frente do grupo atualmente, conta que as atividades são sempre repletas de entusiasmo, curiosidade e alegria. “É uma comunidade incrível de pessoas que demonstram a verdadeira essência da vitalidade e do envelhecimento ativo. A cada encontro, testemunho o poder da conexão e da aprendizagem contínua, e é inspirador ver como eles abraçam novas experiências, exploram novos interesses e fortalecem os laços uns com os outros. À medida em que crescemos juntos, também compartilhamos histórias de vida ricas em sabedoria, criando um ambiente onde todos se sentem valorizados e respeitados”, pontua.
Criado em consonância com o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa Sesc Maturidade Ativa é capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o objetivo de promover qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, se divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 61 grupos ativos no Estado que têm a oportunidade de se reunir anualmente na Convenção Maturidade Ativa. A 18ª edição será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, em Torres, no Litoral Norte. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.