Assembleia Legislativa reinstala Frente Parlamentar em Defesa das APAES
A Assembleia Legislativa reinstalou, no início da tarde desta terça-feira (10), a Frente Parlamentar em Defesa das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais. A iniciativa é do deputado Paparico Bacchi (PL), que presidirá o colegiado, instituído pela primeira vez no parlamento gaúcho em 2020.
Os objetivos da Frente Parlamentar são promover o debate sobre a situação das pessoas especiais e das políticas públicas para o segmento, além de promover a interlocução com a sociedade e o Poder Público sobre as demandas das 206 unidades de Apaes existentes no Rio Grande do Sul. Elas são responsáveis, segundo Paparico, pelo atendimento a mais de 60 mil pessoas por dia no estado. “As crianças especiais encontram nas Apaes uma família. E os pais podem trabalhar tranquilos sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados”, frisou o parlamentar.
Ele chamou atenção ainda para a necessidade de ampliar o financiamento das ações das Apaes, tendo em vista o aumento do número de crianças especiais e a limitação da capacidade colaborativa das comunidades. “Precisamos nos preparar para os desafios futuros, aprimorando o que deu certo e enfrentando os obstáculos que temos pela frente”, ressaltou.
A cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar ocorreu Sala da Convergência Deputado Adão Pretto, com a participação da deputada Luciana Genro (PSOL), deputada federal Franciane Bayer (Republicanos/RS), que representou a Câmara dos Deputados, presidente da Federação das Associações de Apaes do RS, Araci Ledo, prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, além de presidentes de Apaes de diversos municípios gaúchos.