Casos de Covid-19 crescem no RS e outros seis estados, aponta Fiocruz
O Rio Grande do Sul registra alta em casos de Covid-19 nas últimas seis semanas, apontou o Boletim InfoGripe, publicado nesta sexta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Sete estados, entre eles o RS, tiveram aumento em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas). Em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, esse quadro se observa nas faixas etárias da população adulta, infectada pelo Sars-CoV-2 (que provoca a Covid-19). No Maranhão e Pernambuco, o aumento se concentra no público infantil.
O boletim alerta para o aumento em casos de SRAG em todo o país, tanto na tendência de curto (últimas três semanas) quanto na de longo prazo (últimas seis semanas).
A análise também salienta que aumentou o número de unidades federativas com casos de SRAG associados à Covid-19. Por outro lado, o atual quadro mostra ainda que as ocorrências de influenza A e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) apresentaram queda ou se mantiveram estáveis na maioria do país. Casos de rinovírus também dão sinais de queda após terem apresentado aumento em agosto.