Inseticida de bergamota da Escola Municipal Dora Abreu é destaque em livro da UFSM
O Projeto “Bergacida” – o uso de inseticida natural à base de bergamota na construção de conhecimentos e habilidades curriculares, apresentado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dora Abreu na 1° Primeira Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFSM, é um dos projetos que receberam destaque e que compõem um livro da Universidade.
A Feira ocorreu em 3 de dezembro de 2022 com o objetivo principal de apresentar os trabalhos desenvolvidos no Campus e nas escolas da região, proporcionando oportunidades de participação tanto para escolas públicas quanto privadas de educação básica. Essa iniciativa contribuiu significativamente para os âmbitos acadêmico, científico e social, abarcando os fundamentos do ensino, pesquisa e extensão, que são essenciais nas universidades públicas brasileiras.
Bergacida – O projeto foi desenvolvido pelo 4º ano, com a coordenação da professora Alessandra Pereira Brites e do professor Cauê Dorneles Machado, e teve como objetivo trazer uma alternativa para combater a propagação da dengue, através da eliminação dos locais de reprodução do mosquito com o uso de inseticidas naturais, como uma alternativa aos inseticidas químicos. A receita do Bergacida está disponível no site G1 e foi reproduzida pelos alunos utilizando casca de bergamota, vinagre de álcool e água.
Durante a produção, foi possível desenvolver e abordar habilidades como a demonstração, através de experimentos, da separação de diferentes misturas do seu cotidiano; as transformações que ocorrem nos materiais em diferentes condições; o reconhecimento que as mudanças de estado físico são reversíveis e estão relacionadas à variação de temperatura e o relato dos resultados obtidos no experimento explorando a relação entre fenômeno observado e conclusões obtidas.
Além da publicação no livro sobre a Feira, o artigo produzido pela Escola foi aceito para submissão no periódico Journal Of Exact Sciences and Technological Applications, também da UFSM.