Reforma da Ponte do Fandango: abertura das propostas ocorre nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, está previsto junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura) às 14 horas, a abertura das propostas do  processo aberto em 29 de agosto, que estabelece  a contratação de uma empresa para elaboração dos estudos, projeto básico, execução de engenharia, de obras de reabilitação dos viadutos de acesso e passarela da Ponte do Fandango.

Ao contrário de outros editais de licitação, que estabelecia contratação de empresas para cada item de uma obra, desta vez, o Dnit alterou o processo. Pelo edital, somente uma empresa ficará encarregada do projeto da reforma da Ponte do Fandango. O que não ficou definido é questão de prazos a serem cumpridos. O Dnit, no entanto, deverá definir esta questão a partir do recebimento das propostas.

De acordo com o superintendente do Dnit, Hiratan Pinheiro,  toda a estrutura de concreto será substituída. Já a metálica existente sobre o Rio Jacuí não sofrerá reparos. “Será uma ponte nova no mesmo local”, observou acrescentando que a parte de concreto será desmanchada, serão reforçadas as fundações, os pilares e as vigas serão trocadas. “Então vamos conviver até dois anos em obras, mas alternando o trânsito”, destacou.